• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Agência do INSS reabre, mas com restrições

    A Agência do Instituto Nacional do Seguro Social em Barbacena está entre as que retomarão os atendimentos presenciais na segunda-feira (14). O atendimento será das 07h às 13h, somente para segurados e beneficiários com agendamento nos canais do Meu INSS e 135.

    A orientação, para evitar aglomerações, é que as pessoas que tiverem agendamento não cheguem muito antes do horário marcado. Além do uso obrigatório de máscaras, quem for às agências terá a temperatura aferida.

    Em um primeiro momento estariam disponíveis, segundo o INSS, os serviços de perícia médica; avaliação social; cumprimento de exigência; justificação administrativa ou judicial; e reabilitação profissional. Porém, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) comunicou, na sexta-feira (11), que a categoria não retornará ao serviço presencial, mesmo com as agências da Previdência Social voltando à ativa. A categoria alega que grande parte das agências não apresentam as condições necessárias para garantir a segurança dos servidores durante a pandemia, bem como a ausência de equipamentos de proteção individual.

    Os demais serviços como solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuarão sendo feitos remotamente.