Take a fresh look at your lifestyle.

Aeronáutica celebra Dia da Intendência

0 313

O Comando da Aeronáutica celebra, na sexta-feira (23), o dia da Intendência da Aeronáutica. Em 2019, será celebrado o 74° aniversário. A cerimônia será a partir das 08h10,  na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sob a presidência do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani. Além disso, todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) estará presente ao evento, que é aberto ao público.

DIA DA INTENDÊNCIA – A atividade de intendência é tão antiga quanto a instituição. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, foi constituída uma comissão de orçamento e, ao mesmo tempo, foi criado um órgão para gerir os serviços de contabilidade e fazenda, orçamento, distribuição de verbas e créditos, além das tomadas de contas e pagamento em geral. Com a criação do Serviço de Fazenda da Aeronáutica, que contava com militares da Marinha e do Exército, foi criado o quadro de oficiais intendentes. 

No contexto da Segunda Guerra, a atividade de intendência cresceu e reorganizou-se na instituição. Foram formados os primeiros profissionais na Escola de Intendência do Exército e nasceu o curso de oficiais intendentes na Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Finalmente, em 23 de agosto de 1945, pelo Decreto-Lei no 7892, foi constituído oficialmente o Serviço de Intendência da Aeronáutica – a data é celebrada até hoje como o Dia da Intendência. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.