Adutora que alimenta usina de Ilhéus se rompe no Faria, em Barbacena

Uma adutora se rompeu no final da tarde de quarta-feira (28) por volta de 16h no distrito do Faria, em Barbacena. Segundo informações do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, um colapso estrutural no canal que alimenta a PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de Ilhéus, no distrito do Faria, pode ter provocado o rompimento. A água proveniente desse rompimento passou a deslocar sentido Rio das Mortes causando o carreamento do solo no local afetado.

A Pequena Central Hidrelétrica de Ilhéus possui duas adutoras que canalizam a água do rio das mortes para gerar energia elétrica.

Não há vitimas, pessoas ilhadas, desalojadas ou desabrigadas. A inundação, até o momento, não atingiu nenhuma residência e o nível do Rio das Mortes, principal rio alimentado pelo manancial, está um metro abaixo do normal.

Os proprietários da Usina já foram comunicados e uma nova vistoria da Defesa Civil de Barbacena será realizada nesta quinta-feira (29) às 9h para verificar os danos causados, uma vez que na inspeção realizada no dia anterior não foi possível devido a falta de luminosidade, o que prejudicou a visibilidade das estruturas atingidas. Uma estrada de acesso à usina foi interditada pelos Bombeiros.

Nas fotos abaixo enviadas pela Defesa Civil é possível ver o estrago causado pelo rompimento da adutora.

Canal BOL

Canal BOL