Adultos também têm vacinas obrigatórias

Não são apenas as crianças, idosos e grupos prioritários que devem se vacinar. A partir dos 20 anos todos precisam se vacinar contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Além de impedir que essas doenças ocorram, a vacinação é uma forma de se manter em dia com a saúde e com a qualidade de vida. São quatro tipos de vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

  • Hepatite B – três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença.
  • Tríplice viral – dose única e protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
  • Dupla adulto– uma dose a cada dez anos e protege contra difteria e tétano.
  • Febre amarela – uma dose a cada dez anos e indicada somente para quem reside ou para quem vai viajar para lugares onde o risco da doença é significativo.

É importante se vacinar também contra a gripe, que conta com dose anual, em especial as pessoas que possuem mais de 60 anos. Quem perdeu a caderneta e não sabe quais vacinas já tomou deve considerar que não foi vacinado, já que a repetição de doses não traz problemas. O ideal, porém, é manter o controle dessas informações. Também é possível afirmar se você está imunizado contra alguma doença por meio de exames de sangue.

Em Barbacena a Unidade Central de Vacinação fica na Praça Conde de Prados, s/n – Centro. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais