• 16ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Ação conjunta garantirá plantio de mudas em área de proteção ambiental

    Por Edmar Ribeiro

    Em Barbacena, onde as encostas e nascentes têm sido ameaçadas pelo descarte inapropriado de resíduos e pela falta de preservação, três instituições se uniram para promover o plantio de 4 mil mudas da primeira reserva ambiental da cidade. O Instituto Estadual de Florestas, a Estação Ponto de Partida e a Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus Barbacena, e diversos parceiros, realizarão a ação no sábado (28), a partir das 8h. As mudas serão oferecidas gratuitamente e os participantes devem levar pelo menos dois litros de água para a rega correta após o plantio de cada uma delas. A concentração será na Estação Ponto de Partida, no bairro do Campo.

    As três instituições assinaram um termo de compromisso para implantação de uma APP – Área de Proteção Permanente, na região da Sericícola, em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais – de Barbacena e diversas outras instituições.

    A área, que tem 22 hectares, foi mapeada e cercada pelo IEF, sendo mantidos quatro acessos para pedestres. Segundo Ricardo Loschi, diretor do IEF na região há mais de 8 anos, a criação da Reserva Ambiental de Barbacena reuniu um número histórico de entidades públicas, privadas e de voluntários em prol do meio ambiente na cidade. Ele afirma que estas alianças podem ser definitivas na recuperação das nascentes da região que abastecem rios fundamentais para o desenvolvimento do Campo das Vertentes e da Zona da Mata, como o Paraibuna, o Rio Doce, o Rio das Mortes, o Paraíba, o Rio das Velhas e tantos outros.

    NOTA DA REDAÇÃO – Edmar Ribeiro é jornalista, social media, professor e artista visual. Além de atuar em editorias de comportamento e cotidiano, desenvolve consultorias empresariais de Slow Marketing e já participou de mostras de arte em Curitiba (PR), Florianópilis (SC), Pelotas (SC) e Montevideo (Uruguai). Atualmente, dá aulas de redação na rede estadual de ensino e ministra oficinas de escrita voltadas a movimentos sociais.