Acadêmico da ABL lança livro evidenciando a alquimia numa perspectiva estético-filosófica

Andityas ocupa a cadeira número 23 da Academia Barbacenense de Letras (ABL)

O Acadêmico Andityas Matos (Cadeira 23) lança sua mais nova obra no próximo sábado (18/11), em Belo Horizonte (MG), “Contra/Políticas da Alquimia”. Será na Livraria Jenipapo (Rua Fernandes Tourinho, 241 – Savassi), entre 10h30 e 13h. “Venha trocar ideias conosco sobre an-arquia, ciência, filosofia radical e alquimia em uma breve aula aberta”, indica o autor.

A roda de conversa terá também Maíra Marcondes Moreira e Joyce K. S. Souza.

 

SERVIÇO:

Para adquirir o livro acesse https://sobinfluencia.com/produto/contra-politicas-da-alquimia/

 

UM POUCO DO LIVRO: Em Contra/políticas da alquimia, Andityas Matos resgata potências políticas an-árquicas e radicais da alquimia – há séculos capturada por dispositivos reducionistas típicos de interpretações historiográficas – por meio da crítica do mito que diz que a alquimia teria sido uma espécie de antecessora da química moderna.

A alquimia não remete a um passado primitivo a ser superado, mas a um futuro aberto e em disputa. Não é antecedente, mas sim um corpo total – porém não totalizante – de conhecimentos que se põe ao lado da filosofia, da pintura, da literatura, da mitologia, da religião e da música para nos oferecer uma imagem do real capaz de superar dualismos, apontando para uma experiência da mistura que nos leva a perceber que, como se diz na Tábua de esmeralda, “o que está abaixo é como o que está acima e o que está acima é como o que está abaixo”.

De modo a possibilitar essa repolitização de um campo do pensamento sistematicamente despotencializado pela tradição racionalista ocidental, a alquimia é retomada em uma perspectiva estético-filosófica (des)constituída graças à leitura de seus principais textos originais e às ideias de filósofos como Spinoza, Bataille, Benjamin, Deleuze & Guattari e Agamben, entre outros.

Esta edição é complementada com a reprodução de raríssimas gravuras de tratados alquímicos dos séculos XVII e XVIII, fazendo referência a inspiração originária dos alquimistas, para quem a escrita, para se tornar vida, precisa do concurso das imagens e da música – o que nos permite dançar para o divino que somos nós mesmos.

Ficha técnica

Título: Contra/políticas da alquimia
Autor: Andityas Matos
Coordenação Editorial: Fabiana Gibim, Alex Peguinelli e Rodrigo Corrêa
Capa&Diagramação: Rodrigo Corrêa
Prefácio: María Pandiello
Preparo: Alex Peguinelli
Revisão: Fabiana Gibim
Ano: Julho de 2023
Páginas: 96
Tipo: Brochura
Formato: 11x19cm
Peso: 70g

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais