• 23ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Abuso Sexual: diálogo ainda é a melhor ferramenta para combater esse crime

    Especialistas afirmam que o diálogo entre pais e filhos é um dos melhores caminhos para combater o abuso sexual. De acordo com a psicóloga Jucelia Maria Fernandes Garcia, do CRAS de Santos Dumont, o abuso sexual é uma ameaça ‘invisível’ e terrível. “Infelizmente, muitas pessoas, incluindo crianças, são vítimas desse tipo de violência física e psicológica, que pode deixar traumas profundos. Por isso, nunca foi tão importante educar nossos filhos sobre quais condutas, deles e de indivíduos à sua volta, são apropriadas e alertar sobre atitudes que são inadequadas e inaceitáveis.

    Mas, acima de tudo, são imprescindíveis que pais e filhos tenham diálogo aberto para tratar de todos os tipos de assuntos, especialmente temas desconfortáveis. É desta maneira que os pequenos têm confiança e se sentem à vontade para falarem de tudo.

    Não há uma maneira exata de como proteger as crianças do abuso sexual, contudo, existem etapas simples e dicas de como se comunicar com os pequenos, além de outros recursos de saúde infantil que podem afastar agressores em potencial. De fato, o conhecimento é uma ferramenta poderosa e essa galeria poderá ser bastante esclarecedora para manter seus filhos em segurança. 

    Em caso abuso, a vítima pode procurar o Conselho Tutelar da cidade, a Vara da Criança e as juventudes nos CRAS, as Delegacias de Polícia ou, se preferir sigilo, pelo disque 100 e realizar a denúncia.