Abertas inscrições para curso alternativo para o Enem e para a vida

Já estão abertas as inscrições, com vagas limitadas, para o Cursinho Popular Alternativo para ENEM e para a vida, de realização do Instituto Curupira e idealização/coordenação técnica da Casa da Ciência de Barbacena. As inscrições podem ser feitas pela ficha de inscrição  https://forms.gle/pQUG5V57TNhmXE5K6   e o valor mensal para manutenção do projeto e da equipe técnica é R$99. O local em que ocorrerá o Cursinho é a Rua General Câmara, prédio 11, sala 9, centro de Barbacena. Quaisquer pessoas podem participar, inclusive adolescentes do último ano do Ensino Médio, mas, sobretudo, pessoas que tenham encerrado essa fase.

Segundo Doutor Delton Mendes, coordenador pedagógico e idealizador via Casa da Ciência, membro também da diretoria do Instituto Curupira: “é muito bom saber que o Instituto Curupira voltará com sua essência educativa, que marcou seu principio e com a parceria com a Casa da Ciência, instituição que criei com tanto carinho e que tem tido tanta repercussão em Minas. Será ótima oportunidade para pessoas da cidade terem acesso a formas alternativas e interdisciplinares para estudar, não só para o ENEM, mas para a vida em sociedade, se encantarem com mundo, lutarem pelo mundo.”

Segundo o Instituto Curupira, é importante destacar que o formato do Cursinho é alternativo, baseado em métodos diferentes, e não conteudistas, como o tradicional ‘resolver apenas questões’. O nível de formação dos docentes é no mínimo mestrado, o que garante ainda mais a qualidade do projeto.

Para Bianca Almada e Marisangela Dias, profissionais que atuarão no projeto e que são da diretoria do Instituto Curupira, além de membros voluntárias da Casa da Ciência: “Barbacena carece de projetos assim. Nós mesmas raramente tivemos a oportunidade de ver ações como estas, em que se deseja ensinar para o ENEM, mas não só isso, também permitir que os alunos socializem, fiquem assentados em roda, promovam momentos de crítica, debate, enfim, será muito legal”

Cabe destacar que o Cursinho Alternativo é o primeiro projeto de ampliação da Casa da Ciência: agora, também há a Universidade Livre, que já oferecerá cursos alternativos em formatos sempre calcados em conhecimento científico, Convivialismo e outros aspectos importantes para seu curador e criador, professor Delton Mendes.

O Cursinho terá os seguintes eixos:

Terças, das 19h às 22h (20 minutos de intervalo):  Ciências Naturais Integradas e Tecnologias da Linguagem e Cultura, com o Professor Doutor Delton Mendes  Francelino

Quartas, das 19h às 22h (20 minutos de intervalo): Ciência Exatas Integradas à Física, com o Professor Mestrando Lucas da Cunha Ruffo

Quintas, das 19h às 22h (20 minutos de intervalo): Ciências sociohistóricas e Filosofia Integradas, com o Professor Doutor Everton Mendes.

Sextas, das 19h às 22h (20 minutos de intervalo): Formação Interdisciplinar, com a professora Mestra Bianca Almada

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais