A quais sinais de adoecimento mental devemos ficar atentos e procurar por ajuda?

Valeska Magierek

Na maioria das vezes o adoecimento mental começa com um cansaço devido à rotina intensa. Não conseguimos dormir uma noite inteira com qualidade, as preocupações não desaparecem, podemos sentir angustiados, ansiosos ou preocupados a maior parte do tempo.

 

Cansados ficamos irritados, impacientes e ríspidos. Nosso emocional se fragiliza, choramos por qualquer motivo, queremos ficar mais isolados, evitamos sair de casa. Sozinhos em casa, nossos pensamentos não param, ficamos angustiados, evitamos pessoas que, naturalmente se afastam pela própria dificuldade em lidar com a deficiência do outro. Tentamos nos desdobrar nos cuidados da casa, das outras pessoas da casa. E nos esquecemos de cuidar de nós mesmos.

 

Dormindo mal e pouco, nosso corpo começa a dar sinais de que algo não está legal. Comemos pouco, de maneira inadequada e/ou insuficiente ou simplesmente não comemos. Nosso corpo começa a adoecer de verdade: dores que não passam, mal funcionamento dos nossos órgãos e etc. Nossa mente começa a imaginar saídas perigosas. E, nesta hora, alcançamos o pico de estresse e adoecimento mental.

 

O nosso corpo tolera muitas condições, mas nossa mente é mais melindrosa, precisa de mais atenção e cuidado. Sem saúde mental mais danos causamos do que cuidamos.

 

Devemos estar atentos a todos os sinais que, tanto mente quanto corpo, dão de seus limites.

 

Procure um tempinho, mesmo que seja pouco, para descansar e cuidar de você. Tente organizar uma rotina que permita que todos auxiliem nos cuidados e que também possam ter suas individualidades preservadas. Tente dormir o máximo que puder; não consuma bebidas alcóolicas ou outros tipos de drogas; procure ter uma alimentação balanceada (cuidado com o sal e o açúcar); procure sair de casa, mesmo que brevemente; evite se isolar com seus problemas; não tenha receio ou vergonha de pedir ajuda.

 

Se perceber que sozinho não dá conta, procure por ajuda médica ou psicológica o quanto antes.

 

Valeska Magierek – Neuropsicóloga

@amadesenvolvimento

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais