A cabana do Véi

Kelmer Maike do @rebobinando

Localizada no Bairro nossa senhora aparecida em Barbacena – MG, há uma obra arquitetônica abandonada. Esculpida em um barranco de aproximadamente 10 metros de altura, essa é a famosa caverna do véi.
Antônio Gonsalves Alcântara Rodrigues, Nasceu no município de Senhora dos Remédios em 1914, anos depois veio a residir em Barbacena. Tornou-se servidor do Estado trabalhando no antigo Hospital Colônia, e segundo relatos nunca se casou.
” Eu joguei com Deus em mesa de marfim, Deus quer meu espirito e dai o céu a mim”. Relatos informam que em uma das paredes da caverna estava escrito essa frase, e suspeita-se de inspiração divina para realizar tal obra. Seria ela apenas uma caverna? Uma casa, uma morada? Um templo?
A caverna se encontra em estado de abandono total, o mato tomou conta, algumas entradas foram fechadas, e o local é de difícil acesso. Mesmo assim com a ajuda de alguns moradores locais, consegui entrar em alguns desses buracos esculpidos pelo senhor Antônio, as passagens são estreitas e apertadas, possuindo várias entradas e saídas que ligam os cômodos da construção.
O senhor Renato conduziu a visita e me contou que o local era muito bem repartido em salas, quartos, banheiro, corredores, e que quando criança na década de 1980 chegou a brincar muito ali com seus colegas, o local ainda estava bastante preservado nesse período, sendo possível acessar todos os cômodos da caverna. Havia segundo ele desenhos e esculturas espalhadas pela caverna. Ainda é possível encontrar alguns desses desenhos e formas que foram esculpidas diretamente no barranco, encontra-se também em uma das grutas esculpidas algumas imagens de santos, não se sabe em que período eles foram colocados lá, se pertenciam ao senhor Antônio, o construtor, ou se foram levados para lá posteriormente, pois o local abandonado recebia muitas visitas quando o acesso era mais fácil.

Hoje com muita dificuldade consegui o acesso em algumas entradas dessas grutas, e pude entrar em alguns cômodos da morada, que ainda estão preservados. Ainda há perto da entrada da caverna uma nascente de água limpa que desagua em um córrego sujo.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais