• 20ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • 8 dicas de cursos online para dar um upgrade no currículo ainda em 2020

    Investir tempo e dinheiro na formação educacional é sempre um bom negócio, ainda mais em momentos de crise, que intensificam a necessidade por novas especializações no currículo. Mesmo com muitas instituições de ensino ainda fechadas por conta do COVID-19, é bem possível aprender bastante em 2020.

    Tudo isso porque, com a tecnologia digital, já conseguimos encontrar ótimas alternativas de cursos online, até mesmo para formações acadêmicas. Pensando em te ajudar a se situar no meio de tanta opção, nós separamos algumas dicas de cursos ministrados totalmente pela internet; confira!

    Curso de Excel na Udemy

    O domínio do Excel ajuda a otimizar o trabalho em diversas áreas, principalmente em profissões que lidam com controle de finanças ou com gestão de equipes. Dessa maneira, é um pré-requisito em inúmeros processos seletivos. A Udemy, uma das maiores plataformas de cursos online do mundo, oferece uma grande variedade de aulas sobre o tema a preços acessíveis.

    De acordo com a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, a Udemy reúne mais de 50 milhões de estudantes em 190 países diferentes. Os cursos podem ser criados pelos próprios usuários, que os submetem à aprovação da plataforma. Segundo a empresa, só entre 2018 e 2019, o site cresceu 60% no Brasil.

     

    Cursos do Google no Coursera

    O Google tem parceria com a Coursera, plataforma norte-americana de cursos online, e juntos, oferecerem uma série de formações, muitas até de maneira gratuita. As opções são válidas por tempo determinado e estão sempre sofrendo alterações. Porém, constantemente é possível encontrar bons conteúdos sobre tecnologia e marketing, por exemplo.

    O Coursera ainda oferece uma grande variedade de cursos sobre diferentes áreas, entre formações gratuitas e pagas. O site conta com a disponibilização de certificados, além da parcerias com instituições de ensino e empresas, como Duke University, Stanford, IBM e Imperial College London.

    Inglês na English Live

    A English Live oferece cursos de inglês online para otimizar os estudos e te ajudar a aprender o que for mais importante para as suas necessidades. Assim, é possível iniciar o aprendizado desde o módulo iniciante; focar no inglês técnico ou especializar-se no vocabulário relacionado ao dia a dia do mundo corporativo. Em todas as versões dos planos, o aluno conta com o suporte de um ambiente totalmente online e interativo, que permite o acesso remoto a partir de diferentes dispositivos.

    “The Concept of Innovation” na OpenLearn

    Para aqueles que conseguem compreender o inglês com facilidade, é possível aproveitar as opções da OpenLearn, instituição britânica que oferece cursos gratuitos com certificado. Além do tema “O Conceito da Inovação”, há uma série de outras aulas nas áreas de tecnologia, negócios, saúde, arte, história, linguagens, ciência, direito e engenharia. Os cursos também são divididos por níveis de dificuldade e apresentam diferentes cargas horárias, desde os mais rápidos (2h) até os mais longos (24h).

     

    Pós-graduação na Cruzeiro do Sul Virtual

    Com as universidades fechadas, as pessoas que buscam por formações acadêmicas podem encontrar boas opções na Cruzeiro do Sul Virtual. A plataforma oferece cursos de graduação, pós-graduação, MBA, livres, preparatórios e formação pedagógica, em diversas áreas, como direito, comunicação e engenharia. Os preços também são mais acessíveis do que as modalidades presenciais.

     

    Planejamento estratégico na Veduca

    Há cursos que são importantes para as mais diversas áreas. É o caso da formação em planejamento estratégico da Veduca, que ensina a alinhar estratégias e a colocá-las em prática. Com um design vistoso e intuitivo, a plataforma brasileira oferece uma série de cursos gratuitos e pagos, todos com certificado. Por lá é possível aprender bastante e adicionar novas especificações ao currículo.

     

    Simulação financeira na USP Digital

    A plataforma digital ligada à uma das maiores universidades da América Latina oferece cursos em diversos níveis, desde os iniciantes e gratuitos até os MBA’s pagos. Um bom exemplo é a formação oferecida pela unidade de Ribeirão Preto-SP, que ensina a simular processos contábeis no Excel. A USPdigital ainda conta com uma série de outras especializações em diferentes áreas acadêmicas. Vale ressaltar que as vagas são limitadas e é necessário ficar de olho no prazo de inscrição.


    Administrando o seu dinheiro no SESI

    O SESI oferece opções de cursos em áreas como desenvolvimento pessoal e profissional, formação de professores, frigoríficos, idiomas, informática, mineração e saúde física e mental. Durante a pandemia, a plataforma ainda liberou mais formações gratuitas, com o objetivo de dar apoio aos cidadãos e propiciar especializações importantes para o currículo.

     

    Produção de conteúdo no YouTube

    Apesar de não ser exatamente um curso, mas sim uma série de aulas, o YouTube oferece um rico banco de dados para ensinar a usar a plataforma, a YouTube Creator Academy. Por lá é possível entender o funcionamento dos algoritmos e aprender a produzir conteúdo de maneira otimizada para o site.

    Outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram também oferecem esse tipo de formação. O Google tem uma completa estrutura de cursos, inclusive com certificados para as áreas de marketing digital, ajudando a utilizar as plataformas de anúncios para obter resultados nas vendas.