6 dicas para usar protetor solar em crianças de forma correta

Mesmo depois de comprar um bom protetor solar para bebês e crianças, ele não fornecerá proteção eficaz, a menos que você o aplique corretamente. É preciso seguir algumas recomendações para garantir a segurança da exposição solar aos pequenos, principalmente por serem um público que está sempre se movimentando e exigindo reaplicação ao nadar ou suar.

Descubra seis dicas para utilizar o produto da melhor forma neste verão:

Aplique diariamente

Protetor solar não deve ser usado apenas na praia ou em dias ensolarados. É preciso aplicá-lo sempre que a criança estiver ao ar livre, mesmo nos dias sem exposição solar direta, pois mesmo com tempo nublado, 80% dos raios UV ainda atravessam a névoa.

Desconsidere o uso em bebês menores de seis meses

Especialistas afirmam que bebês menores de seis devem ter exposição limitada ao sol, com chapéu e roupas adequadas, porém, não se deve utilizar protetores solares.

Evite protetor solar em spray

Aplicar protetor solar em spray parece ser uma grande economia de tempo, mas na verdade coloca o pequeno em risco de respirar produtos químicos nocivos quando pulverizado. Em vez disso, opte por protetores solares, que também contêm hidratantes para a pele. Quanto mais espessa e oleosa a loção, mais resistente à água ela tende a ser.

Aplique uma quantidade suficiente

Um grande erro é que alguns pais simplesmente não colocam protetor solar suficiente em seus filhos. Em geral, são necessárias duas colheres de sopa de protetor solar para cobrir as partes expostas do corpo – e um pouco menos para bebês. Certifique-se de que partes importantes do corpo do seu filho estejam cobertas, como nariz, orelhas, pescoço, mãos e pés. Os lábios também correm risco de queimaduras solares, portanto, selecione um protetor labial com FPS 30 ou superior.

Aplique cedo e faça reaplicações frequentes

É essencial aplicar o protetor solar 30 minutos antes de a criança se expor ao sol e repetir o processo a cada uma ou duas horas, ou antes, se o pequeno estiver na água.

Utilize outros meios

É importante que os pais entendam que, embora o protetor solar seja eficaz, eles também devem tomar outras precauções para proteger a pele de seus filhos e garantir a saúde.

Vale evitar atividades ao ar livre durante as horas de pico do sol e tentar encontrar sombra ao passar o tempo ao ar livre. As roupas também ajudam a proteger a pele dos raios ultravioleta, principalmente aquelas com proteção solar ou UPF.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais