5 dicas para fazer seu marketing B2B bombar no Pinterest

Todos os dias estamos online, deixando nossas impressões, nos engajando e buscando engajar outros, mas em um oceano de informações, como saber se deixamos nossa marca?

 

Atualmente o Brasil tem cerca de quinze redes sociais principais e com diferentes focos: das carreiras do LinkedIn aos vídeos do Youtube e imagens do Pinterest. Gerir essas facetas digitais pode exigir muito, mas tem sido cada vez mais necessário, principalmente pelo desafio maior para empresas que buscam novos clientes no engajamento, e ainda têm de imprimir sua identidade para se destacar em meio a breves esbarrões pelos posts afora.

 

É provável que sua marca esteja presente nas redes sociais mais famosas, como Facebook e Instagram, mas e o Pinterest?

 

Diante do vasto cenário digital, é necessário inspirar para captar o interesse genuíno de um usuário que está em uma rolagem infinita pelo feed de diferentes plataformas, em busca de um produto ou serviço que atenda sua necessidade. Empresas como IBM, Microsoft e Starbucks são exemplos de sucesso que tiveram com o Pinterest, pois aumentaram seus tráfegos e número de clientes por meio da exposição gratuita e imersiva de suas marcas no site.

 

Algumas estatísticas mostram o por quê:

  • 84% usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar;
  • 98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest;
  • 77% descobriram novas marcas ou produtos na plataforma.

 

 

Selecionamos 5 dicas importantes para sua marca não ficar de fora no Marketing B2B, acompanhe:

 

 

Brasileiros adoram referências

O Pinterest tem 38 milhões de usuários no Brasil atualmente, e é a terceira rede social mais utilizada do mundo. Hoje, um dos objetivos é conectar diretamente empresas a clientes em potencial.

Principalmente em ocasiões específicas, como um casamento, os noivos focam em detalhes que antes nunca os interessariam e geralmente buscam referências visuais para os trajes dos padrinhos, pratos servidos na festa, o convite de casamento, a decoração do ambiente, o par de alianças… E nessas pesquisas podem se deparar com posts e imagens que levam a empresas e anúncios do nicho, como uma empresa de eventos ou buffet. A marca pode se beneficiar de várias formas por meio do Pinterest:

 

  • Gerando leads diretos às empresas
  • Criando uma base sólida de clientes
  • Aumentando o tráfego e engajamento nos sites e redes
  • Formando comunidade e gerando valor a partir dela

 

 

Agora que você conhece melhor a função do Pinterest, aproveite algumas dicas de como usar esta rede para atingir seu público e engaja-lo como nunca antes, revolucionando seu indicadores agora:

 

 

  1. Conta business, pra já

Não perca muito tempo avaliando a necessidade de se enquadrar na plataforma e já cadastre sua conta empresarial. Os recursos são excelentes, como o botão de salvar diretamente em seu site, pins avançados que transmitem informações mais específicas sobre as imagens, o Pincode e muitos outros. Vale a pena estudar sobre cada um deles e aproveitar as ferramentas para inserir sua empresa em um dos maiores buscadores de referências visuais do mundo.

 

  1. Fotos, fotos e mais fotos!

O Pinterest baseia-se quase inteiramente em imagens, então poste material que leve o público a ficar em sua página, consumindo todos os seus Pins e painéis. Antes de iniciar, acesse fotos de outras empresas, como a Starbucks por exemplo. O layout claro e seguindo uma paleta de cores nas fotos, traz harmonia para o feed.

 

  1. Nem todos que vagam estão perdidos

Certifique-se de colocar palavras-chave e links que levem esse público engajado com suas imagens a irem para sua loja ou site, por exemplo, aumentando seu tráfego. Existem aplicativos no mercado que localizam as melhores palavras-chaves para o seu nicho. Aproveite.

 

  1. Não é Orkut, mas uma comunidade cai bem

A criação de comunidade tem um valor inestimável para as empresas, como o Facebook vem mostrando, pois é nela que clientes viram fãs e seu conteúdo começa a virar commodity. Transforme tráfego em vendas criando Pins personalizados para sua marca.

 

  1. Use as imagens a seu favor – Shop the look

No Pinterest você pode mostrar uma face humana da empresa e aproveitar essa estratégia para levar o usuário ao seu site, caso ele se identifique com algum elemento usado na foto. O Shop the Look é uma inovação para estimular as compras na plataforma, através daqueles pontinhos brancos que identificam os produtos com link. Para adicioná-los, as marcas devem ter uma conta business.

 

 

O Pinterest chamou a atenção de grandes empresas do mercado a partir do trabalho feito com marcas menores e como esta comunidade gerava lucro por meio de seu tráfego.

Agora é o seu momento de aproveitar esta plataforma e atingir seu público como nunca antes.

 

 

 

 

FONTES:

 

https://business.pinterest.com/en/success-stories/

https://www.priory.com.br/redes-sociais-no-brasil/

https://exame.com/negocios/mariana-sensini-do-pinterest-brasil-o-crescimento-em-meio-a-quarentena/

https://ahrefs.com/blog/title-tag-seo/

https://www.hostmidia.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas/

https://eixo.digital/redes-sociais-mais-utilizados-no-brasil-e-no-mundo/

Como fazer Marketing Digital B2B no Pinterest

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