30º aniversário do Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos

Por Francisco Santana

O dia 03 de novembro de 2023, uma sexta feira, marcou minha vida de uma maneira agradável. Por quê? Para comemorar o seu 30º aniversário de fundação, o Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos nos presenteou ao se apresentar para centenas de pessoas, no auditório Brigadeiro Eduardo Gomes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar com shows musicais de qualidade, que fizeram bem aos nossos ouvidos.  Quem aniversaria é o Conservatório e nós é que somos presenteados. 

Há que destacar que esta comemoração foi o marco da 1ª Semana da Música de Barbacena, de 30/10/2023 a 03/11/2023, que doravante passará a ser um evento anual. Durante a semana foram realizados vários workshops, oficinas, cursos e palestras durante os dias, no Conservatório. Aconteceram ainda lindas apresentações do Projeto Bach: Luto e Sublimação do grupo vocal e instrumental Concentus Musicum de Belo Horizonte com a regente, Maestra Iara Fricke Matte e o contratenor, Heitor Araújo sendo este o regente e responsável pelo coral do Conservatório.

O público estava hipnotizado, paralisado pela harmonia dos instrumentos, do coral e das vozes solos. Quanta maravilha! Que espetáculo! É impossível destacar uma apresentação, todas foram supinas, elevadas, exaltadas e sublimes. A boa música reinou soberana. Mozart, Bach e outros artistas renomados estiveram entre os instrumentos musicais com destaque para o piano. Uma das principais qualidades e diferenciação da música de concerto, em relação a outros gêneros musicais, é a valorização dos detalhes. Em cada obra, os compositores buscam explorar as incríveis capacidades expressivas da orquestra, desde suas inúmeras possibilidades de combinações timbrísticas, até sua ampla variedade de dinâmicas. Aquietar-se, portanto, de corpo e alma, é condição necessária para a apreciação máxima dos concertos.

O público foi sábio e inteligente. Durante o espetáculo, o silêncio prevaleceu, pois sabiam que qualquer barulho, ruído ou movimentação brusca, poderia atrapalhar muito, não somente os seus colegas da platéia, mas também os músicos, comprometendo sua execução. Fora os aplausos normais, o som dos celulares foi ouvido para registrar os momentos mágicos e perpetuados pela magnitude das apresentações. Interessante saber que a orquestra é formada por professores e ex alunos do Conservatório. De aprendizes eles foram promovidos a mestre, com louvor. 

O coral nos proporcionou uma apresentação magnífica. A cada interpretação o público o aplaudia de pé gritando: bravo! Bravo! Bravo! Foram momentos marcantes e inesquecíveis. Os componentes começaram tímidos, mas a empatia da platéia atiçou seus talentos. De 18 a 70 anos, todos mostraram vibrações e entusiasmo. O repertório musical foi seleto: “Wave”, “Céu de Santo Amaro”, “Chalana”, “Oh Happy Day”, “Love of my life”, “Shosholoza”, dentre outras. 

 O encerramento foi grandioso com as interpretações das afinadas cantoras Rafaela e Aice. O público foi ao delírio com o som da guitarra do renomado Leone César Milagres e da voz bonita da cantora Noyara, que encantaram a platéia, com seu rock metal pesado, fazendo-os a se remexerem nas cadeiras. 

Parabéns a todos que contribuíram pelos êxitos das apresentações e parabéns ao Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos pelo 30º aniversário de fundação e de sucesso. Que venham outros 30, 50 ou 100 anos. Quem sabe se depois desse sucesso, tenhamos em Barbacena um teatro municipal para esses artistas mostrarem seus talentos. 

Cumprimento os profissionais, Heitor Araújo, líder, competente e responsável pelos arranjos do coral e ao jovem Lucas Tavares, maestro talentoso, instrumentista e diretor do Conservatório.

(Fonte: sites diversos).

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais