• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • 20 de novembro: Dia da Consciência Negra

    Nesta sexta-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, segundo a Lei nº 12.519 instituída em 10 de novembro de 2011. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e faz referência à morte do Zumbi dos Palmares – líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da importância da consciência negra no Brasil – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, região nordeste do país.

    Pouco se sabe sobre a vida do símbolo de resistência nacional. O que se sabe é que ele foi morto em 1695, na mesma data referida, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

    Nivaldo Paulino Teodoro, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, reforçou a Lei nº 7.716 de 1989, que define como contravenção penal o crime de racismo e também sobre o estatuto da igualdade social com a Lei nº 12.288 de 2010, que “vem como um instrumento de garantia social, civil e política para o enfrentamento e combate ao racismo”, fazendo com que a passagem pela cultura, esporte, academia e política partidária para negros sejam garantidos. Em Barbacena são 15 grupos, entidades e associações catalogadas e que formam o Movimento Negro Municipal.

    Quem também se manifestou sobre a data foi o servidor público Renato Marques, que gravou uma mensagem de reflexão. “Ninguém é responsável pela cor da pele. Esse fato da natureza não revela o caráter ou a qualidade da pessoa. E pra você que acha que no Brasil não existe racismo, preconceito, discriminação racial, etc., esse depoimento foi feito pra você! O Dia da Consciência Negra não é apenas um feriado. Trata-se de uma data para reconhecer a luta diária de nós, pessoas negras, contra o racismo e a intolerância. Essa é uma luta que começou há séculos e cujo fim muitas vezes parece longe de chegar. Por isso é que todo cidadão tem o dever de combater o preconceito racial. É preciso transformar a luta contra o racismo em um hábito. Algo a ser feito não apenas hoje, mas diariamente. No Dia da Consciência Negra, entenda e repasse essa reflexão”.

    LEIA TAMBÉM:

    https://barbacenaonline.com.br/uemg-barbacena-prepara-programacao-online-pelo-dia-da-consciencia-negra/