11 de setembro de 2021: 20 anos dos ataques terroristas que ecoam na história

Por Fabrício Robson de Oliveira, Especialista em Direito Internacional – Pesquisador em Segurança e Defesa

Há exatos 20 anos, acontecia a série de ataques terroristas em solo norte americano; data que marcaria para sempre a memória de milhões de pessoas em todo o globo.

Naquele dia, os Estados Unidos eram vítimas de atentados terroristas em seu território, realizados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda, moldando uma nova história no início do século 21; transformando os procedimentos de Segurança e Defesa, manobras políticas; desdobramento sociais, dentre outras. Em resposta aos ataques do 11 de setembro, os Estados Unidos iniciaram a chamada “Guerra ao Terror”, tendo como primeira atitude a invasão do Afeganistão e a retirada do grupo fundamentalista Taleban do governo, que abrigou a Al-Qaeda à época; guerra esta, que se desenrolaria por quase 20 anos com inúmeros desdobramentos; tendo o evento mais recente, o Taleban reassumindo o controle do Afeganistão.

 

Relembrando aquela manhã; dezenove terroristas sequestraram 4 aviões de passageiros, com o objetivo de colidirem intencionalmente em alvos pré-estabelecidos; sendo dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center (WTC), na cidade de Nova Iorque. O primeiro, as 8h46, o voo 11 da American Airlines se choca com a torre norte do WTC entre os andares 93 e 99 a aproximadamente 790km/h; e as 9h03 o voo 175 da United Airlines se choca com a torre sul do WTC entre os andares 77 e 85, a quase 950km/h; sendo o impacto; transmitido ao vivo pela TV para o mundo todo.

As 9h37 o terceiro avião de passageiros; voo 77 da American Airlines colide contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA e as 9h42 a FAA fecha o espaço aéreo dos EUA e determina que quase 4500 aeronaves em voo pousassem imediatamente no aeroporto mais próximo.

Quando o relógio marcava 09h59, a torre sul do WTC desaba após pegar fogo por 56 minutos, e 04 minutos após o desabamento; o quarto avião de passageiros; o voo 93 da United cai em um campo aberto na Pensilvânia, depois que os passageiros tentaram reaver o controle do avião sequestrado. As 10h28 a torre norte do WTC desaba após pegar fogo por 102 minutos e as 17h20 o edifício 7 do complexo do WTC de 47 andares, desaba por abalos dos ataques às torres.

Foram perdidas 2.977 vidas de 90 nações diferentes, além dos 19 jihadistas do grupo terrorista, totalizando 2.996 mortes; que aconteceram tanto pelos impactos quanto pelas intoxicações geradas pelas explosões; lembrando que a maioria dos mortos, eram civis; além de mais de 6.000 feridos, só nos ataques as Torres Gêmeas.

Os ataques também causaram a morte de 343 membros envolvidos nos resgates no dia 11/09 e mais 200, associadas a doenças causadas pelo pó, fumaça e substâncias diversas do WTC ao longo destes anos. O Fundo de Compensação à Vítima (VCF) do 11 de setembro recebeu quase 3.900 reivindicações feitas em nome de alguém que supostamente morreu de uma doença relacionada com o 11 de setembro, podendo desta forma, terem morrido mais pessoas com doenças relacionadas ao 11/9 do que no dia do ataque.

E você? Se lembra o que estava fazendo no fatídico 11 de setembro de 2001?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais