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14 de abril de 2018 às 18h43

O Palco da Rua Central

A crônica de Leonardo Lisbôa

Leonardo Lisbôa

Uma   habilidade   que   se   desenvolveu   ao   longo   de   minha   carreira   de   professor   foi   a   de   observar   ao   redor.   Tinha-se   que   estar   atento   aos   30   a   40   ou   mais   alunos   em   sala   de   aula   além   de   explanar   o   assunto   da   aula.   Mil   olhos   tem   um   docente!    E    mesmo    assim   os   discentes   conseguem   fazer   coisas    não   peculiares   à   sala   de   aula   só   para   depois   contar    vantagens   uns   com   os   outros   de   como   fizeram   isto   ou   aquilo   e   ludibriaram   o   professor.   Adolescer   é   um   jogo   de   adequação   ao   poder.   E   a    criatividade   é   inerente   ao   humano   desde    sempre. 

 

Por   isto   quando   saio   à   rua   meus   ouvidos   tornam-se   parabólicas   e   meus   olhos   radares.   Ainda   que   quando   eu   estou   relaxado   muitas   vezes   não   ouço   ou   entendo   e    mal    vejo    quem   fala   ou   passa   por   mim   em   meu   habitat   natural.    Meu    filho   reclama   e   eu   lhe   digo   que   estou   adentrando   o   portão    da    senectude.

 

Saio   de   meu   bairro   e   as    antenas   se    conectam.   Chego   ao   centro    da    cidade    e   adentro-me   a   um   palco    de   teatralidades    diversas. 

 

Naquela    manhã     dobrei    esquina.   Era   semana   de   pagamento   de   aposentados.   A   rua    estava   repleta   de   atores   mais   idosos   e   outros   tantos   costumeiros   que   por   ali    perambulam.

 

Duas   senhoras   do   meio   rural   com   seus   trajes   que   denunciavam    suas   origens    se   cumprimentavam    e   quando    lhes   traspassei   no    percurso    uma     dizia    a    outra    ao   seu     modo:

-    Pois   é    cumade,     porque    ocê    sabe:   nóis    muié    tem    que    cumpriender    nóis    mesmo.     Nóis    foi    feita    pá    servir   e     agradá     os     homi.      Intam,    temos    que    nos    uni    e    nos    ajudá    e     rezar    mui    pá    noss     sinhô    te    pena    de    nóis... 

 

Eu    segui    soliloquiando    sobre    este      discurso    de     conformismo    que     chegou     até    ao     pós-moderno    e    é    mantido    sem    nenhuma     reflexão.    E     é     repassado    pelos    próprios    oprimidos.    Discurso    machista    mantido     por     mulheres     submissas    que   sofrem     diretamente    a      ação     desta     barbárie    e    perpetuam    sua     situação. 

 

Vale     dar    a     voz    a       Simone    de     Beuvaoir:      “O     opressor     não     seria     tão     forte     se    não     tivesse     cúmplices    entre     os    próprios     oprimidos”. 

 

Mais    à     frente     uma     cena      me      transportou     à     contemporaneidade     com     seus     discursos     de     gênero     e     homoafetividades     pela    ação    tão     distinta    ao    que     me     causou    reflexão    tão     próximo     ao     que     testemunhei     ao     ter     passado     naquele     palco     anterior:      Um     jovem     na     faixa     universitária    atravessou    a     rua    em     direção     à     praça     onde     se    encontrava     outro;    foi     lhe    pegando     na     face     com     as     duas     mão     e     lhe     ia     dar     um     beijo     na     boca    quando     o     confrontado,     talvez     constrangido     pelo    público,      desviou      o     rosto     e      recebeu     o     beijo     na    face.     Os     dois     falavam     a     seguir      efusivamente     e    dobrando-se     um     sobre     o      outro     tapearam     as     suas     bundas.  

 

Segui     em      frente      naquela       passarela     de      humanidades      que      fervilhava     de     cenas     e      contracenas     de     gentes      diversas.  

 

Ao     retornar      entrei      na     mercearia.     O     passado     se      impunha     novamente     com     o     seu      discurso     de       preconceitos.      Um      senhor      dialogava      com       a     moça      do      caixa     e      esta     apontava     para      a      companheira      ao     lado     dizendo     que     era    sua     irmã     mais     velha.       Ele      remexeu      intimidades     familiares     e     indagou:  

-    Então     teu   pai    tem    cinco    fias     muié?!  

Ao    ter     a     afirmativa      da    moça,     ele     inconformado     com     a     resposta     retrucou:   

-    Não    tem    ninhu     fio      home       não?!

Ao     receber     a     negativa      confirmando     a      certeza,     ele      arrematou     o      diálogo    com     a     frustração:

-    Coitado,    né?!     Cinco    fia     muié    e    ninhu    home    fio...

 

Exclamei     comigo     mesmo:     Quanto     preconceito!

 

Aquela    manhã    o    palco    urbano    se    fazia    de    discursos     e      encenação     temporal    e     anacrônicas:    o     ultrapassado     coexistindo     com    o     ultramoderno.

 

O     historiador     sabe     que    somos     filhos    de     nosso    tempo     carregando     todo     um     acervo     cultural     que    nos     faz     mais    ou      menos     humanos     segundo     a    época     e     o    meio      que     nos     envolveu      com     suas        (in)verdades         contidas      em      seus        discursos.

 

 

Leonardo Lisbôa

Barbacena, 07/04/2018

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L.L..

 

 

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NOTA DA REDAÇÃO: Leonardo Lisbôa  é professor da rede pública de ensino de Minas Gerais. Fez sua especialização em História na UFJF e seu mestrado em psicopedagogia na Universidade de Havana, Cuba. Publica textos também no sítio www.recantodasletras.com.bronde mantém duas escrivaninhas (Perfis): o primeiro utilizando o próprio nome 'Leonardo Lisbôa' e o segundo o de 'Poesia na Adega'.  Registro no CNPq: http://lattes.cnpq.br/0006521238764228

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