Notícias


4 de janeiro de 2018 às 07h42 atualizada em4 de janeiro de 2018 às 22h55

GCM dá mais um passo para se adequar à Lei Federal

Aquisição de mais de 80 equipamentos Spark e spray de pimenta

Da Redação
GCM dá mais um passo para se adequar à Lei Federal
GCM dá mais um passo para se adequar à Lei Federal

Desde 2014, quando foi sancionada a Lei Federal 13.022, as Guardas Municipais de todo o país foram inseridas no sistema nacional de segurança pública, garantindo o porte de arma e o poder de polícia.

De acordo com a lei, além da segurança patrimonial, estabelecida pelo artigo 144 da Constituição Federal, as guardas passaram a ter poder de polícia, atuando na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes eventos e na proteção de autoridades, bem como em ações conjuntas com os demais órgãos de segurança pública e defesa civil.

Para se adequar à nova legislação a Guarda Civil Municipal (GCM) de Barbacena recebeu a autorização do Exército Brasileiro para adquirir equipamentos como o dispositivo elétrico não-letal Spark (arma de choque) e o spray de pimenta. A expectativa é de que ainda no primeiro semestre sejam lançados os editais para aquisição de 82 equipamentos.

A GCM também esteve na sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte, na Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos, para assinar um convênio entre as instituições. O comandante da Guarda, Itamar de Souza Júnior, esclareceu que todos os GCMs passarão por testes psicológicos e treinamento. Além do efetivo normal, em Barbacena a corporação mantém os Grupamentos da Ronda Escolar, Canil e ROMU.


LEIA MAIS:
http://www.barbacenaonline.com.br/noticia/cidade/guarda-municipal-muda-de-nome

 

 
Redação do Barbacena Online
contato@barbacenaonline.com.br | (32) 98835-4900